Chegando lá!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mulher segura.com :Ela emagreceu 102 kgs sem redutores de apetite e sem cirurgias.



Comecei a ler ontem e já estou no final.A autora tem a mesma formação acadêmica que eu e ela contribui também com seu conhecimento antropológico para esclarecer alguns pontos entre comida e sociedade, comida e cultura...
Um trecho interessante, extraído da obra de Gilberto Freyre: "Numa velha receita de doce ou de bolo , existe uma vida , uma constância, uma capacidade de vir vencendo o tempo sem vir transigindo com as modas nem capitulando ,senão em pormenores , ante as inovações, que faltam às receitas de outros gêneros. Às receitas médicas por exemplo."

Mas o que mais chama a atenção no livro é a jornada dessa mulher. Imaginem alguém que decide emagrecer e emagrece 102 kgs só com muita determinação e ainda por cima tendo um problema de tireoide preguiçosa. Silvia fez uma jornada na sua alma, despiu- se de conjecturas intelectuais, da sua prepotência ( como antropóloga e com uma pós sobre alimentação e cultura,ela se valeu desse escudo em consultórios de endocrinologistas e nutricionistas) e mergulhou em si mesma para entender o que a fazia comer tanto e se reconheceu dependente de comida.
É comovente o processo, imagine,no início ela ligava todas as noites pra mãe chorando de fome mas nunca pensou em desistir.
É o que mais gostei no livro,o dia a dia mesmo, a ralação que é emagrecer , os dias ruins,os dias melhores...
Vale a pena,quem quiser uma boa leitura sobre emagrecimento que não sejam aqueles livros técnicos com todo aquele arsenal de tabelas calóricas que a gente já está careca de saber.
Recomendo!

Um comentário:

Fernanda disse...

Adriana,
Vou ler tb! Obrigada pela dica!
bjs